Projeto:
Em Portugal, 67% das crianças e jovens até aos 15 anos tem hábitos de leitura, mas apenas apenas 8% assumem a leitura como a sua actividade preferida[1].
Por sua vez, mais de 19 milhões de polacos não leram um único livro durante um ano[2].
O facto de algumas das lojas do Grupo Jerónimo Martins ainda serem, em algumas localidades, o único espaço onde é possível comprar livros, aumenta muito a nossa responsabilidade em países onde os hábitos de leitura têm espaço para crescer.
O Grupo está consciente de que a promoção e difusão da literatura infantil funciona como um catalisador do conhecimento, espírito crítico e criatividade junto das gerações mais jovens.
É por isso que acredita poder ajudar a criar uma sociedade mais inclusiva no presente e no futuro.
Foi nesse sentido que o Pingo Doce iniciou, em 2006, o desenvolvimento e comercialização de livros infanto-juvenis acessíveis a todos os orçamentos familiares, procurando, também, contribuir para a igualdade de acesso à informação.
Aprofundámos, em 2014, o nosso compromisso com a educação tendo lançado o “Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce” que, com um prémio monetário anual de 50 mil euros, repartido entre o vencedor do texto e o vencedor da ilustração, tem promovido a descoberta de novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração dirigidas aos públicos com idades mais jovens.
Em 2015, o projecto foi estendido à Polónia, através da Biedronka que lançou o “Prémio de Literatura Infantil Biedronka”, nos mesmos moldes do prémio em Portugal.
Impactes quantitativos e qualitativos:
A estratégia de promoção da leitura resultou em 60 títulos exclusivos lançados nos mais de 13 anos decorridos desde essa aposta nas nossas lojas Pingo Doce, registando vendas superiores a mais de 1,8 milhões de livros até 2019. Na Polónia, do total de livros vendidos nas lojas Biedronka em mais de 5 anos, mais de 17 milhões de livros pertenciam à categoria infanto-juvenil.
Quer na Polónia quer em Portugal, os vencedores de cada fase dos Prémios de Literatura Infantil recebem um prémio monetário de 25.000 euros, para além de terem garantida a publicação e venda exclusiva do livro premiado nas lojas Biedronka e Pingo Doce.
Desde o lançamento da iniciativa, o total de livros premiados vendidos ascende a mais de 118.000 em Portugal e a mais 212.000 na Polónia.
O total investido em prémios a autores e ilustradores ascende já a cerca de 550.000 euros.
A campanha “Bando do Bosque”, protagonizada por um conjunto de animais em peluche e um livro infantil com as mesmas personagens, oferecidos aos clientes mediante o rebatimento das suas compras, promove a importância dos hábitos de leitura para o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais das crianças.
Em parceria com o Plano Nacional de Leitura, por cada livro entregue, 0,50 euros revertem para projectos de consolidação e enriquecimento de práticas de leitura regular e em família na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico, através dos projectos “Leitura em Vai e Vem” e “Já Sei Ler”, respectivamente.
A campanha “Ler Leva-nos Mais Longe” do Pingo Doce compila, em seis volumes, 36 histórias tradicionais infantis, com o objectivo de fomentar a leitura diária das crianças.
Por cada livro entregue, 0,10 euros reverteram para a construção de uma sala de estudo com biblioteca na Casa Acreditar em Lisboa, um espaço que possibilitará às crianças e jovens do IPO a frequência de aulas de recuperação e de estudo, num investimento superior a 98.000 euros.
O passatempo Szkolne Przygody Gangu Słodziaków (Aventuras Escolares do Gangue dos Peluches), destinada às escolas primárias polacas, tem como objectivo encorajar a leitura diária e comportamentos de protecção ambiental.
As escolas vencedoras recebem livros para as suas bibliotecas, sendo também oferecidos aos professores materiais de ensino para o estímulo da leitura, interpretação e capacidade crítica.
[1] Segundo o estudo “Hábitos de Leitura de Livros”, promovido pelo PNL2027, disponível aqui.
[2] Segundo um estudo da Biblioteca Nacional Polaca, referindo-se ao ano de 2014.