Jornada 2030 - Empresas pela Sustentabilidade

A Jornada 2030 une as empresas em torno de uma agenda comum pela sustentabilidade, que alinha e demonstra a contribuição das empresas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Jornada 2030 apoia as empresas a converter a sustentabilidade em ações concretas, através de objetivos, metas e indicadores para o horizonte 2030. Desenvolve-se ao longo de 5 etapas – Conhecer, Construir, Comunicar, Consolidar e Coliderar.

A Jornada 2030 tem por base a Carta de Princípios das Empresas pela Sustentabilidade do BCSD Portugal, da qual já são signatárias mais de 185 empresas. Para apoiar a implementação da Jornada 2030, é disponibilizada às empresas uma ferramenta online de análise e monitorização do grau de maturidade em sustentabilidade e de gestão de indicadores ambientais, sociais e de governo corporativo (ESG), desenvolvida em parceria com a C-MORE.

Se pretende implementar a Jornada 2030 e ter acesso às ferramentas de apoio, torne-se signatário da Carta.

Relação entre os ODS e os Objetivos da Jornada 2030

A Jornada 2030 é composta por 20 objetivos, 20 metas e 20 indicadores ambientais, sociais e de governo corporativo (ESG, sigla inglesa).

Os indicadores ODS foram desenvolvidos para países e nações, no entanto, na Jornada 2030, o BCSD Portugal procurou aplica-los à escala “empresa” tomando em consideração, nomeadamente, as seguintes correspondências:

  • País -> Empresa
  • PIB -> VAB
  • Legislação -> Normas da empresa
  • População -> Comunidades locais / Colaboradores / Clientes
  • Países em desenvolvimento -> Países / Regiões / Localidades em desenvolvimento

Onze dos Objetivos da Jornada 2030 têm ligação direta a nove ODS.