Projeto
A EDP lançou o Save: to Compete em 2012, em parceria com a Confederação da Indústria Portuguesa, para melhorar a competitividade dos clientes industriais através de um consumo mais eficiente de energia.
Com este modelo de negócio inovador, a EDP investe diretamente no projeto dos seus clientes, identificando potenciais medidas para redução do consumo de energia e promovendo a respetiva implementação através das poupanças geradas.
Os projetos de eficiência energética tornam-se mais atrativos para as empresas, numa época de restrições orçamentais, e as parcerias entre a EDP e os seus clientes são reforçadas, no mercado liberalizado.
O sucesso do programa conduziu à celebração de diversas parcerias entre a EDP e outras associações industriais e foi escalado para Espanha, onde também tem lugar desde 2013.
Impactes quantitativos e qualitativos
O programa Ibérico está agora na quinta edição, com um total de 60 milhões de euros investidos, 20 milhões de euros em poupanças para os clientes e 65 mil toneladas de CO2 evitado.
Em virtude do sucesso do programa, foi lançado, em junho de 2017, Save to Compete 2.0 dirigido a PME.
A EDP continuará a promover a eficiência energética no segmento B2B e a definir objetivos ambiciosos para chegar a 1 TWh de poupanças energéticas acumuladas e 500 mil toneladas de CO2 evitadas até 2020, com projetos com um investimento total de 100 milhões de euros.