Projeto
A procura de soluções amigas do ambiente e economicamente eficientes levou os CTT a expandir a sua frota de veículos alternativos, especialmente de veículos elétricos. Atualmente, a frota conta com 341 veículos – cerca de 10% do total – sendo a menos poluente das maiores frotas de Portugal.
De forma a promover a eficiência no consumo de combustíveis, os CTT também implementaram um sistema de avaliação e estimativa de eco condução, envolvendo mais de 4.700 colaboradores. O sistema avalia o desempenho das equipas em termos de consumo e emissões, acidentes e satisfação do cliente.
Para lidar com os desafios de mobilidade, em particular com as deslocações quotidianas, os CTT lançaram, em 2015, uma plataforma interna de partilha de boleias, acessível aos 1.200 colaboradores da sede.
Impactes quantitativos e qualitativos
Alterações comportamentais nos padrões de condução permitiram identificar um potencial de redução de 16% no consumo de combustível, equivalente a poupanças anuais na ordem dos 700 mil euros e uma redução de 1700 toneladas de emissões de CO2.
Deslocações quotidianas: 58 utilizadores registados na plataforma de carpooling no primeiro ano, evitando um total de 31.633km2 percorridos e 6.3 toneladas de CO2 emitidos.