Projeto:
Os encargos com doenças orais surgem em quarto lugar no topo das patologias mais dispendiosas de tratar em todo o mundo, segundo a Federação Dentária Internacional (WDF).
A pensar nesta realidade, em 2012 inserimos na estratégia de Responsabilidade Social Interna do Grupo o programa “SOS Dentista”, com o objectivo de apoiar os colaboradores com menores rendimentos nos seus encargos com tratamentos dentários, permitindo uma maior qualidade de vida e inclusão social (mais saúde e auto-estima).
Em parceria com a Portugal Telecom – Associação de Cuidados de Saúde, o Grupo realiza consultas de diagnóstico para aferição dos casos prioritários. Posteriormente, definem-se planos de intervenção e sensibilização para a prevenção e dá-se início aos tratamentos.
Apesar da melhoria observada nos últimos anos, Portugal é ainda classificado como um país de severidade moderada no que diz respeito à cárie dentária infantil.
Sabendo que os tratamentos dentários são dispendiosos e que os apoios estatais não respondem às necessidades, o Grupo Jerónimo Martins lançou também, em 2016, uma medida para os filhos dos colaboradores, na área da saúde oral.
O “SOS Dentista Júnior” destina-se a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos.

Impactes quantitativos e qualitativos:
Em 2019, 3.587 colaboradores conseguiram concluir os seus tratamentos.
De igual modo, a saúde oral dos filhos dos colaboradores é uma prioridade na nossa estratégia e, através do SOS Dentista Júnior, 45 crianças e jovens, entre os 7 e 17 anos, concluíram os seus tratamentos.