Combate à desflorestação

Jerónimo Martins

É objectivo do Grupo assegurar, de modo progressivo, a origem sustentável de commodities agrícolas

ODS que o projeto impacta/contribui:

Projeto:

É objectivo do Grupo assegurar, de modo progressivo, a origem sustentável de commodities agrícolas – óleo de palma, soja, madeira e derivados e carne bovina – incorporadas nos seus produtos de Marca Própria.

Assim, o Grupo assumiu um compromisso, no âmbito da iniciativa Forest Positive Coalition of Action do Consumer Goods Forum, de contribuir para a redução da taxa de desflorestação e a respectiva perda de biodiversidade.

Para o efeito, o Grupo tem adoptado as seguintes medidas:

  • Realiza, desde 2014 o mapeamento da presença destes ingredientes nos seus produtos e questiona os seus fornecedores sobre a rastreabilidade das matérias-primas usadas nos seus produtos e sobre as respectivas certificações de sustentabilidade;
  • É membro desde 2017, da Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO) e, desde Janeiro de 2019, da Round Table on Responsible Soy (RTRS), iniciativas que promovem o alinhamento com as melhores práticas de sustentabilidade na produção de óleo de palma e de soja, respectivamente;
  • Ao longo de 2018, continuou a colaborar directamente na Soy Buyers Coalition, um projecto liderado pelo The Consumer Goods Forum (CGF) e que conta com a participação de empresas dos sectores da indústria e retalho com o objectivo de desenvolver e implementar projectos que contribuam para travar a desflorestação nas principais regiões produtoras de soja no Brasil;
  • A Biedronka, a nossa insígnia de retalho alimentar na Polónia, é um dos membros fundadores da Coligação Polaca para o Óleo de Palma Sustentável (PKZOP), cujo objectivo é certificar 100% do óleo de palma na Polónia, até 2023.

Impactes quantitativos e qualitativos

Jerónimo Martins obteve no CDP Forests 2019 uma pontuação global de “A-” para todas as commodities avaliadas (óleo de palma, soja, carne bovina e madeira e derivados) sendo o único retalhista alimentar com esta avaliação.

Para além disso, em 2019:

  • 100% do óleo de palma utilizado nos produtos de Marca Própria e Perecíveis das nossas insígnias para o mercado Polaco e Português (Biedronka, Hebe, Pingo Doce e Recheio) possui certificação de produção sustentável Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO). Na Ara (Colômbia), a certificação RSPO abrange 30% deste ingrediente. No total, 92% do óleo de palma utilizado pelo Grupo nos seus produtos tem esta certificação;
  • Relativamente à soja proveniente de países de risco, os fornecedores do Grupo indicaram que cerca de 10% tem certificação de sustentabilidade RTRS ou ProTerra, garantindo, assim, que a respectiva produção não induziu desflorestação;
  • Para as fibras virgem de papel e madeira provenientes de países em risco de desflorestação, verificámos um decréscimo de 80% relativamente a 2018. No total, apenas 5% do total de papel e madeira incorporado nas nossas embalagens provém de países em risco de desflorestação. No total do Grupo, mais de 60% das fibras virgens oriundas de países com risco de desflorestação têm certificação que assegura a sua origem e produção sustentável (FSC ou PEFC).
  • Relativamente à carne bovina presente em produtos de Marca Própria e Perecíveis, verifica-se que menos de 1% são provenientes de origens de risco.

Consulte mais informação sobre o projeto

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