Projeto
O modelo de negócio da The Navigator Company tem por base a gestão sustentável e certificada das florestas, conciliando as preocupações ambientais e sociais com a vertente económica.
As plantações de eucalipto e de outras espécies florestais e ornamentais desenvolvidas pela Navigator são um importante sumidouro de carbono, contribuindo para reduzir os gases com efeito de estufa (GEE) na atmosfera. Igualmente importante é o investimento contínuo em novas plantações, fonte da matéria-prima utilizada, que evita a desflorestação de áreas naturais.
A The Navigator Company tem desenvolvido soluções de negócio de baixo carbono em linha com a agenda global para a ação climática: uso da biomassa florestal e da energia solar, substituição de combustíveis fósseis por outros menos poluentes (gás natural), programas de eficiência energética e otimização da produção e do consumo de energia.

Impactes quantitativos e qualitativos
- 5,8 milhões de toneladas de CO2 equivalente é a estimativa do carbono fixado pelas florestas geridas pela Navigator, em 2016;
- 2 000 hectares é a área média plantada anualmente pela Navigator em Portugal;
- 70% da energia primária utilizada provém de fontes renováveis;
- 460 000 toneladas por ano é o valor total das emissões de CO2 evitadas pelas centrais termoelétricas e centrais de cogeração com recurso a biomassa.
- 1 140 toneladas por ano é o valor total das emissões de CO2 evitadas pela central solar fotovoltaica instalada na cobertura da fábrica de papel de Setúbal em 2016.