“Milk Start” e “O Pequeno-Almoço Dá Força”

Jerónimo Martins

Combater a malnutrição das crianças formulando produtos alimentares com bons perfis nutricionais de acesso fácil e sensibilizando para a alimentação saudável.

ODS que o projeto impacta/contribui:

Projeto:

A Partnerstwo dla Zdrowia (Parceria para a Saúde), uma plataforma polaca que junta a Biedronka, empresa do Grupo Jerónimo Martins naquele país, a Danone, a Lubella (Maspex Group) e o Instituto da Mãe e da Criança surge em 2006,  uma aliança que tem como objetivo combater a malnutrição das crianças através da formulação de produtos alimentares com perfis nutricionais adequados, da facilitação do acesso aos mesmos e da sensibilização para a alimentação saudável.

Contando com a alavancagem das lojas Biedronka junto dos milhões de consumidores que todos os dias as visitam, esta colaboração tem resultado desde 2006 na venda da gama do primeiro produto social da Polónia – Milk Start -, criado com o propósito de oferecer às famílias com menos recursos financeiros soluções alimentares, a preços reduzidos, que providenciem até 25% das necessidades diárias recomendadas de vitaminas e minerais para o crescimento das crianças.

Adicionalmente, o programa Śniadanie Daje Moc (O Pequeno-Almoço Dá Força) procura sensibilizar de forma lúdica, através de materiais pedagógicos, crianças dos seis aos 12 anos, os seus pais e professores, sobre a importância da primeira refeição do dia para uma nutrição equilibrada e um crescimento saudável, nas escolas aderentes.

“Milk Start” e “O Pequeno-Almoço Dá Força”

Impactes quantitativos e qualitativos:

  • Sem qualquer lucro associado para nenhuma das empresas da Plataforma, em 2018 foi vendida uma média mensal de 522 mil unidades de Milk Start, totalizando, em mais de uma década, mais de 200 milhões de unidades deste produto social.
  • O ano lectivo 2017/2018 contou com a adesão de 8.318 escolas primárias polacas ao programa O Pequeno Almoço Dá Força (um aumento de 6,3% face ao ano lectivo anterior), representando mais de metade das escolas do país e envolvendo mais de 275.000 alunos, um aumento superior a 80.000 crianças. No ano lectivo 2018/2019, e até Dezembro, cerca de 344.000 alunos e 8.711 escolas participaram nesta iniciativa (um aumento de 25% e de 5%, respectivamente).

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